sexta-feira, 23 de abril de 2010

LOKI

Loki e Sleipnir

Loki era tido como o deus da trapaça e do fogo. Sempre emaranhado em tramóias e brincadeiras de muito mal gosto contra os deuses apenas por prazer, diz-se que conseguiu essa posição por ter sido tomado como irmão adotivo de Odin. Loki era descendente de gigantes, apesar de não ser citado em nenhuma literatura os nomes de seus pais. É descrito como um deus belo mas possui capacidade de mudar de forma de acordo com sua vontade, transformando-se em vários seres diferentes como animais, gigantes e até outras pessoas nas histórias em que faz-se presente. Loki, diferente da maioria dos deuses, não possuía nenhum item em especial, mas se destacava pela sua astúcia!
Loki fazia parte de um importante elo de representação presente nas mitologias. Ele representava o trapaceiro, o que desconstruía, o equilíbrio através do caos. Uma representação, de certa forma, verdadeira na vida real já que é formada por altos e baixos e nunca toma uma direção retilínea.
Em várias das histórias mais famosas em que aparece ele sempre dá um jeito de compensar ou corrigir seus erros perante os deuses, o que poderia simbolizar claramente uma desestabilização necessária para manter a ordem das coisas.
Loki teve quatro filhos, três deles gigantes, que herdaram a capacidade do pai de mudar de forma mas mudaram para suas formas conhecidas ao nascer por uma pré-determinação para assumir seus postos no ragnarok. Hel, a deusa da morte, era filha de Loki e da giganta Angrboda. Os outros filhos eram Fenris, Lormungand (a serpente Midgard) e por último Sleipnir. Ele tinha uma predileção pelo casaco de falcão de Freya (que permitia a qualquer um voar como tal), como verão nas histórias a seguir.

Filhos de Loki

Certa vez Loki cortou todo o cabelo da deusa da colheita Sif, esposa de Thor, e as plantações pararam de crescer. Thor ameaçou arrancar todos os pelos do seu corpo caso ele não arrumasse uma cabeleira loira tão bela quanto a anterior, não uma peruca, uma cabeleira de verdade! Loki não teve a quem recorrer se não aos anões. Recorreu ao mestre artesão Dvalin e este aceitou a encomenda. O anão, tendo usado de ajuda da magia, criou não só o item pedido como também a lança Gugnir que seria de Odin e o barco que viria a ser de Frey. Tendo sucesso na tarefa Loki resolveu tentar passar a perna em dois anóes incitando-lhes inveja pelos trabalhos feitos por Dvalin. Ele chegou a apostar a cabeça como nenhum anão conseguiria realizar trabalho melhor. Os irmãos Brock e Sindri aceitaram prontamente e largaram todo o trabalho acumulado para fazer presentes aos deuses que superassem os trabalhos de Dvalin, e consequentemente ganhassem a cabeça de Loki!
Sindri recitava os encantamentos rúnicos enquanto Brock manejava o fole da forja. Loki, no intuito de preservar sua cabeça àcima do pescoço, tomou a forma dum mosquito e se mantendo escondido picava Brock na tentativa de atrapalhá-los nos trabalhos. Nas duas primeiras tentativas Loki falhou pois, apesar de ter sido incomodado pela picada, Brock manteve seu trabalho e concentração originando Gullinbursti (javali voador de cerdas douradas que se tornou montaria de Freyr) e Draupnir, o anel que viria a ser de Odin. Na terceira investida, porém, Loki atacou o olho de Sindri e este levou a mão ao olho que estava sangrando. Desta interrupção surgiu Miollnir, o martelo de ouro de Thor, que teve apenas o defeito de ter seu cabo de tamanho reduzido.
Os anões foram em comitiva para terem seus presentes julgados por uma mesa de jurados compostos por Odin, Freyr e Thor. Brock e Sindri ganharam e comemoraram junto a Dvalin como boms competidores. Os anões entregaram uma espada afiadíssima a Thor para exigir o pagamento de sua aposta. Loki apelou a Odin afirmando que eles tinham direito a sua cabeça mas não a seu pescoço e que este deveria permanecer intacto. Odin não teve como negar de que era verdade e disse aos anões que decidissem a prenda que Loki pagaria. Os anões fizeram a seguinte afirmação: "Já que ele nos engambelou pela boca, que sua punição recaia também sobre ela!". Costuraram a boca de Loki com fios de cobre.

Loki surrado por Thor..de novo

Na ocasião do construtor de muros, o gigante disfarçado, Loki transformou-se em égua para atrair seu cavalo Svadilfar para uma floresta e impedir que o cavalo ajudasse na construção. O cavalo carregava pedras pesadíssimas com velocidade incrível. Muito depois da morte do gigante Loki reapareceu com um cavalo robusto de oito patas dizendo ser seu filho Sleipnir, vendo que Odin se interessou ávidamente pelo animal Loki o presenteou com o mesmo (um cavalo de oito patas não era nada para quem já tinha filhos como Fenris, Hel e Lormungand).

O construtor de muros e Svadilfar

Quando viajava com Thor à Jotunheim eles se hospedaram na casa dos velhos pais de Thialfi e comeram ensopado das duas cabras que os velhos ofereciam para Thor. Thor havia dito para porem os ossos e as peles num canto e que as cabras voltariam ao normal. Loki incitou Thialfi a chupar o tutano do osso da cabra. A cabra ressurgiu manca e Thor quase matou Thialfi e sua família, levando Thialfi como criado para compensar a perda.
Ao chegarem a jotunheim o rei, UtgardLoki (apesar do nome não há parentesco entre os dois), os desafiou na sua corte de gigantes. Loki se engajou numa competição para ver quem comia mais. Perdeu pois disputou inadvertidamente contra o fogo, que a tudo consome.

UtgardLoki, disfarçado de Skrymir, no caminho para Jotumheim

No caso do desaparecimento do Miollnir Thor pediu a Loki que fosse negociar com o gigante Tryn que havia roubado o martelo. Tendo ido até lá com o casaco de falcão de Freya, negociado e sabido que Tryn só devolveria o martelo se desposasse esta deusa, Loki convenceu Thor a se disfarçar da mesma e ele disfarçou-se de uma serva e ludibriando o gigante Thor pegou sua arma de volta.

Numa andança que fez com Odin e Honir (um deus menor do panteão nórdico) ele matou e comeu uma lontra, usando sua pele como casaco. Depois ao pedirem pousada na casa de Hreidmar, um velho anão, e descobriram que a lontra na verdade era seu filho disfarçado. Ele e seus outros filhos, Fafner e Regnir, exigiram compensação em ouro. Loki foi responsável por tirá-los da encrenca assim como os havia colocado e partiu com sua fina manta para a terra gelada dos anões para tentar conseguir a compensação. Loki, estando novamente com fome, resolveu pescar. O esfomeado deus trapaceiro, ao pegar um salmão bem gordinho para assar, descobriu o mais poderoso dos anões disfarçado. Este exigiu ser solto e Loki o fez preso ao acordo de partilhar de suas riquezas em troca de sua liberdade. Andvari o levou até sua casa, no subsolo, onde mal podiam andar em fila de tanto ouro que havia em volta. Loki escolheu o que desejava e pegou também um anel envolvido numa aura perigosamente sedutora (chamado de anel dos nibelungos na ópera de wagner).
Loki partiu com a fortuna e entregou o anel a Odin secretamente. Hreidmar se satisfizes com o ouro mas dissera que também queria o anel com um olhar de "Pensam que não os vi esconderem?".
Após a partida dos deuses o anel começou a atiçar cada vez mais a cobiçados anões. Hreidmar não queria dividir a fortuna e tentou ludibriar os filhos dizendo que o fariam mais tarde. Fafner envolvido em fúria e ganância matou seu pai num só golpe de machado e seu irmão ficou paralisado de medo. Aproveitando-se da situação Fafner fugiu com o anel e os tesouros, transformando-se num dragão, graças ao poder do anel, tempos depois. Qualquer semelhança com o anel da série de J.R.R. Tolkien "O senhor dos Anéis" é verdadeira, ele baseou-se na mitologia nórdica para criar suas histórias.

Loki certa vez estava voando com o casaco de Freya quando parou para descansar numa torre do castelo do gigante Gueirrod e foi capturado. Loki foi interrogado mas não respondeu nenhuma das perguntas e por consequência foi preso numa caixa com fome, sede e sem ver luz por 3 meses. Finalmente Loki entregou sua identidade e o gigante, alegre com a notícia disse que só o libertaria com a condição de levar Thor DESARMADO até seu castelo. Loki o fez mas o gigante e suas filhas falharam miseravelmente em matar o deus do trovão e foram mortos por este.

Loki usando o casaco de Falcão de Freya

O enganador em outra ocasião viu Freya saindo da caverna dos anões que lhe deram o Brisingamen, seu colar predileto, em troca de seus "serviços" e resolveu incitar a intriga em Asgard. É sabido que Freya, na sua condição de deusa do amor e do sexo (como Afrodite), era amante de muitos deuses e Odin era um dos seus amantes mais ciumentos e de maior frequência. Loki decidiu contar a Odin, que não ficou satisfeito nem por sua fofoca e nem por sua amante estar "andando" com anões. Odin ordenou a Loki que este desse um jeito de entrar no impenetrável castelo de Freya e roubasse o Brisingamen, já que ele havia começado a intriga. Loki foi até o palácio, que apenas a dona possuía a chave, e verificou que nem uma folha de papel passaria por baixo da porta e nem por cima então transformou-se numa formiga e passou pela fechadura.
Todo sujo de graxa, Loki seguiu para o quarto de Freya e depois de procurar muito descobriu que o colar estava no pescoço da deusa. Esta por sua vez estava deitada de costas impedindo que se pudesse ver e tocar no feixo do colar. Loki, usando de sua astúcia, transformou-se então numa pulga e seguiu pelo corpo de Freya (inclusive pelo que ele chamou de duas perfeitas montanhas) e chegando ao pescoço a picou. Freya levou a mão a ferida virando-se de lado e suspirando e Loki aproveitou a oportunidade para abrir o feixo do colar e ir embora com o item. Para seu azar Heimdall, o vigia de Asgard, o viu durante a fuga e passou a perseguí-lo. Os dois rivais se engajaram numa feroz perseguição.
Quando Heimdall aproximou-se com seu cavalo branco (que só perdia em velocidade para Sleipnir) Loki transformou-se numa grande chama. Como Heimdall conhecia esta antiga arte transformou-se numa tempestuosa nuvem escura derrubando chuva por onde passava. Loki transformou-se num urso polar e abriu a boca para beber a chuva e o vigia de Asgard mudou sua forma para um urso ainda maior e partiu para cima. Loki saltou dumas pedras próximas do mar gelado transmutando numa foca e Heimdall fez o mesmo. Depois de se ver encurralado Loki subiu num iceberg e começaram a lutar ainda como focas. Heimdall venceu por ser mais forte e Loki desistiu entregando o colar.

Numa outra andança com Odin pararam para comer, Odin o seu Hidromel e Loki um grande pedaço de carne assada, quando uma enorme águia ficou abanando suas asas e apagando as chamas da fogueira do deus trapaceiro. Loki enfureceu-se mas no fim acabou cedendo pedaços da carne para a águia, que de má vontade comeu a carne inteira. Loki foi em direção da águia com um galho fino para fustigar-lhe, porém notou algo estranho quando o galho ficou preso e a águia o arrastou pelos céus! Loki foi arrastado por entre os galhos e os espinhos das árvores, pelas águas salgadas do mar e finalmente foi içado ao ar para cozir ao sol enquanto a água revelava ser na verdade o gigante Thiassi e querer Idun, a deusa da juventude, e suas maçãs douradas responsáveis pela imortalidade dos deuses.
Loki partiu para uma das suas mais desastrosas trapaças. Ao chegar na morada de Idun esta lhe disse que ainda não estava em tempo dos deuses comerem suas maçãs, no que deus trapaceiro disse que não precisava mais delas pois havia encontrado pomar com maçãs douradas mais suculentas e rejuvenescedoras que estas. Idun não acreditou e quis verificar, Loki jubilou-se de mais uma enganação quando convenceu a deusa a levar suas maçãs para comparar com o pomar que ele afirmou ter encontrado e assim que sairam de Asgard. A águia Thiassi raptou a deusa e suas maçãs. Loki, como bom esperto não foge a regra, deu no pé imediatamente para que não recaisse sobre ele a culpa.
Loki engana Idun
Loki pôs cinzas nos cabelos e teias de aranhas no rosto simulando cabelos grisalhos e rugas. Os deuses, já muito envelhecidos, o indagaram sobre as maçãs e este disse algo sem nexo. seu disfarce foi literalmente porágua abaixo quando uma tempestade caiu. Thor, que agora usava seu martelo como bengala, ameaçou despedaçá-lo, pois que sua arma não havia envelhecido. Seu rival Heimdall disse que ou ele traria Idun e as maçãs de volta ou faria o agora velho e gagá odin lançar-lhe uma maldição rúnica. Loki sabia que era muito provável que, debilitado como estava Odin poderia não saber mais desfazer a maldição e decidiu fazer o que mandavam os deuses.
Ao chegar no esconderijo do gigante, com ajuda do casaco de falcão de Freya, Loki viu que o gigante impedia a deusa de comer as maçãs e lhe deu um dos frutos. Transformou-a numa pequena noz, com um encanamento rúnico que conseguiu obter a muito custo de Odin, e numa garra levou o cesto de maças enquanto em outra levou a deusa em forma de noz. A meio caminho Thiassi começou a perseguí-lo e o bater de suas asas era tão violento que juntou uma grande massa de nuvens escuras. Ao longe Thor, que tinha a visão um pouco melhor que a dos outros no momento, percebeu e disse aos outros que preparassem uma fogueira rápido. Assim que o falcão Loki pousou e devolveu Idun ao convívio dos deuses Thiassi aproximou-se guinchando pavorosamente. Thor levantou a muito custo o seu martelo batendo numa pedra, e provocando faíscas que acenderam a fogueira. Findou-se a águia em gritos e chamas e de seus olhos Odin fez duas estrelas lançando-os no espaço.
Mais tarde a filha de Thiassi, Skadi, chegou a Asgard exigindo compensação pela morte de seu pai. Os deuses ofereceram ouro e, apesar de dizer que era muito pouco e negar, ninguém nunca mais viu o ouro. A giganta exigiu uma compensação equivalente, a vida de um deus pela de seu pai ou a invasão de todos os gigantes de Trymheim. Loki mais uma vez entrou em ação usando de sua lábia e trapalhadas. Tal qual um bufão fazia muitas idiotices para apaziguar a raiva de Skadi, dos passos mais extravagantes de dança a um número bastante bizarro. Amarrou a parte mais inesperada e sensível de seu corpo a um bode e se deixou arrastar pelos salões. Depois de amenizar os ânimos convenceu a giganta a primeiro se casar com o deus escolhido antes de matá-lo, de acordo com Loki isso serviria para martirizar a vítima.
Skadi aceitou com a condição de poder escolher ela mesma o seu noivo. Odin temeu que ela escolhesse, como ela mesma já havia pensado, Balder. Loki intercedeu novamente sugerindo que a servissem muito hidromel, o que foi feito durante o jantar em que ela foi convidada. Depois de bêbada a giganta foi levada a uma sala para onde os deuses haviam se retirado. Lá estavam escondidos numa cortina onde apenas os pés ficavam de fora. Ela escolheu seu noivo pela beleza dos pés e se surpreendeu ao ver que era Niord e não Balder. Casou-se com ele pedindo apenas que vivesse de pés descalços e após tentativas de viver tanto nos reinos marítimos de Niord quanto em suas terras eles decidiram que cada qual viveria em sua morada e se visitariam com frequência. Mais uma vez os planos mirabolantes de Loki deram certo, dessa vez para o bem dos deuses.

A escolha de Skadi

Loki chegou a gota d'água quando provocou a morte do deus mais belo e querido por todos, Balder. Este estava tendo pesadelos sobre sua morte e, após seu pai (Odin) ter confirmado ser verdade através da profetisa Angrboda no reino de Hei retornou a Asgard levando a notícia para sua esposa. Frigga, pediu a tudo que existe que jurassem nunca fazer mal a Balder. Animais, plantas, montanhas, pedras e até mesmo os gigantes fizeram a jura. Loki com inveja desfarçou-se de velha e perguntou a esposa de Odin se não havia nada no mundo que não tivesse feito a jura. Depois de insistir e levar Frigga na conversa ele descobriu que ela não tinha tido coragem para pedir a uma planta bem inofensiva que fizesse a promessa, era o ramo de azevinho. O nefasto deus preparou uma flecha com um galho dessa inofensiva planta e sugeriu um jogo que batizou como "concurso de arremesso ao Balder".
No dia seguinte todos os deuses foram ao palácio de Balder e puseram-se a lançar coisas contra ele, sem efeito algum. Até mesmo Miollnir, o martelo de Thor não lhe causou mal algum. Loki aproximou-se sorrateiramente do deus Hoder, irmão de Balder, que estava mais afastado por ser cego incitando-o a participar da brincadeira. Disse que o ajudaria a apontar o arco e a disparar a flecha na direção do deus invulnerável. Logo depois do disparo Loki já havia sumido, Balder caido morto com a seta no coração e Hoder caido em choque quando percebeu o que fizera.
A morte de Balder
O outro irmão de Balder, Hermod (uma espécie de Hermes nórdico) foi enviado ao reino de Hei para que pudesse levar seu irmão de volta ao convívio dos deuses. Odin emprestou-lhe Sleipnir para tal. Hei, deusa do mundo dos mortos, disse-lhe que deixaria Balder retornar se todas as criaturas chorassem sua perda. Frigga acionou todos os mensageiros possíveis para que fossem aos 4 cantos do mundo. Somente uma giganta, que se descobriu posteriormente que não passava de Loki disfarçado, recusou-se a derramar uma lágrima que fosse.
Loki então fugiu para as montanhas mais distantes e construi uma casa de 4 portas para poder ver caso alguém se aproximasse e lá passava todo o dia como um salmão, nadando rio abaixo. Um dia ele achou que caso os deuses construissem uma cortina de ferro e arrastassem pelo fundo do rio poderiam pescá-lo (a rede ainda não havia sido inventada). Ele correu para casa convicto de que se ele não conseguisse confeccionar tal coisa ninguém poderia. Para seu azar ele não só a confeccionou como constatou que poderia ser pego pela rede, no exato momento em que Odin o achou de seu trono e foi em sua busca junto a Thor e Kvasir.
Loki confecciona a rede
Loki fugiu jogando a rede na lareira e transformando-se novamente em salmão pulou no rio. Odin, em toda sua sabedoria, constatou pra que deveria servir a rede e foram para o rio usá-la, com a ajuda dos outros deuses pôs a rede no rio e quando Loki saltou para escapar da rede foi pego por Thor.
Seu castigo foi ser preso numa caverna que só Odin conhecia o caminho e lá ser amarrado a 3 rochas por cordas feitas dos tendões de seu filho, Narvi, que foi morto expressamente para isso. Odin ainda pôs uma serpente àcima da cabeça do malfeitor. A serpente gotejaria de sua boca um veneno que ao tocar o rosto de Loki causaria dores indescritíveis até o fim dos tempos, enquanto sua esposa tentava aparar o máximo de veneno possível com uma cálice.
Ele permaneceria assim até o Ragnarök, quando comandaria as tropas dos gigantes e de seres malignos contra os Deuses em Asgard. Acabaria tombando num duelo contra Heimdall (que também tomba na luta).

O castigo de Loki

Assim como Thor, Loki também tem grande participação em revistas em quadrinhos como seu antagonista e dos deuses. Isso o torna um personagem um tanto popular assim como outros personagens de diversas mitologias que fazem aparições veiculadas pelas diversas faces da mídia atual.

Aparência de Loki pela Marvel

Um comentário:

 
/* */