segunda-feira, 29 de março de 2010

THOR

Poderoso Thor em seu trono

Thor era o filho mais velho de Wotan(Odin) e integrante do clã dos Aesir (panteão principal dos deuses). Deus do trovão, dos trabalhos forçados e trabalhos manuais ele era o mais popular dos deuses entre os trabalhadores braçais, principalmente os ferreiros, e seus devotos costumavam levar um símbolo que representava seu martelo em forma pingente. Thor possuía o seu martelo d'ouro de batalha chamado Miollnir (confeccionado por irmãos anões durante uma competição), luvas de ferro para o manejo do martelo e um cinturão que redobrava a sua força divina. Dizia-se nas noites de tempestades, quando raios e trovões ribombavam no céu, que Thor passeava com sua carruagem, puxada por dois vigorosos bodes, pelos céus iluminando tudo. Thor também possuía um criado chamado Thialfi, este foi cedido a Thor como escravo por seus pais em troca de suas vidas por terem afrontado o deus do trovão ao deixar uma cabra que era ofertada a ele manca. Thialfi tornou-se o criado por quem Thor nutria mais afeição e era capaz de correr mais rápido que qualquer mortal. Thor aparece em muitas histórias nórdicas, como as que serão citadas em seguida.

Thor em sua carruagem

Thor era muito conhecido por sua bravua e força, inclusive entre os gigantes, e como um grande matador destes. Houve uma ocasião em que, logo após a construção de Asgard, um gigante disfarçado se ofereceu para construir o muro de proteção dos palácios em troca de Freya. Tendo sido descoberta sua verdadeira identidade Thor esmigalhou seu crânio com Miollnir.
Numa outra ocasião Thor, seu criado Thialfi e Loki estavam viajando juntos para Jotunheim (O reino dos gigantes). Thor e seus companheiros foram ludibriados por um dos senhores dos gigantes que usava de ilusões, UtgardLoki, durante desafios que lhes foram impostos nos salões dos gigantes, e até mesmo durante a sua viagem, para que fossem humilhados. UtgardLoki disfarçou-se de outro gigante e fingiu simpatia para viajar junto a eles e guardar seus mantimentos em sua mochila, tendo amarrado a mesma com arame para que os três não conseguissem desatar os nós. Thor tentou desferir-lhe golpes enquanto o gigante fingia dormir mas este usava de suas ilusões para escapar, tendo o martelo de tor aberto enormes fendas numa gigantesca montanha. Thialfi disputou uma corrida, em vão, contra o pensamento. Loki fez uma disputa de comida contra o fogo. Thor foi desafiado a beber dum gole só todo o conteúdo dum chifre o qual não se via o fim, este tinha sua outra ponta ligada ao oceano. Em seguida Thor foi desafiado a levantar um gato (que na verdade era a Serpente Midgard que dava a volta ao mundo e abocanhava sua calda) e por último foi desafiado a lutar contra uma velha senhora desdentada e descabelada (esta se tratava da velhice em pessoa). Quandos os 3 foram embora UtgardLoki os revelou a verdade e Thor furioso voltou para massacrar a todos e destruir tudo mas o castelo havia sumido.

Imagem do criado de Thor, Thialfi, na HQ da Marvel

Uma terceira ocasião envolveu o roubo do seu martelo pelo gigante Thryn, que não enxergava bem. Loki foi enviado para reaver o martelo mas o gigante disse só devolver a arma caso Freya se casasse com ele. Loki então deu idéia para que Thor se disfarçasse em Idun e ele em sua escrava. Os dois foram até o gigante e tendo Thor devorado várias travessas de carne e tomado vários barris de hidromel Loki advertiu o gigante desconfiado de que sua amada estava a 8 dias sem comer por ânsia em vê-lo. O gigante tentou roubar-lhe um beijo e estremeceu-se com um olhar furioso do deus do trovão e Loki novamente usou de astúcia ludibriando o gigante ao afirmar que aquilo era devido ao nervosismo que antecedia o momento das núpcias. Tendo acreditado, o gigante mandou que um criado pusesse o martelo sobre o colo da suposta deusa e Thor então realizou uma chacina limpando sua honra.

Olhar furioso de Thor à Thryn

Uma outra história conta que Loki foi preso no castelo do temível gigante Geirrod e para que fosse solto houve a condição de que levasse Thor desarmado ao castelo. No caminho eles encontraram uma boa gigante que forneceu armas à Thor e este matou as três filhas de Geirrod e também o próprio.

Thor e e seu martelo Miollnir

Certa vez ao voltar de viagem e encontrar o gigante Hrungnir bêbado à mesa dos deuses, a convite de Odin, enfureceu-se por ele ter tomado liberdades para com sua esposa, Sif dos cabelos dourados, e Odin intimou o gigante a um duelo com o marido ofendido. As testemunhas dos duelistas deveriam também lutar. Thiallfi derrotu um gigante de lama de 10 metros de altura que tinha coração de égua (e segundo Thialfi cérebro de asno) e Thor venceu a batalha mas quando a cabeça e a arma do gigante, feitos de pedra, foram despedaçados um estilhaço atingiu a cabeça de Thor e este caiu preso sob a perna do gigante. Depois de muitas tentativas apenas seu filho, Magni, de três anos de idade conseguiu erguer o peso de cima de seu pai. Depois de várias tentativas apenas uma bruxa conseguiu retirar o estilhaço, mas por Thor ter falado demais e ter sido indelicado sobre o marido da mesma ela colocou a pedra novamente onde lá permaneceu.

Thor enfrenta os gigantes

Uma grande ambição de Thor sempre foi derrotar, num combate feroz, a serpente Midgard (ou Serpente do Mundo, ou Lormungand como também é chamada). Uma certa vez o hidromel (bebida alcoólica doce e quente) de Asgard havia acabado e Thor e Tyr foram até a casa do pai deste, o giante Hymir, para que pudessem levar o seu grande caldeirão da bebida e produzir o suficiente para eles. Hymir relutou e os recebeu mal mas os convidou a pernoitar e convidou Thor a pescar na próxima manhã. Thor, mal humorado como acordou, esqueceu a isca e arrancou a cabeça dum boi para prender ao anzol. O gigante advertiu que não deveriam ir muito além do canal por causa da serpente do mundo mas Thor que ansiava o embate continuou e acabou fisgando-a. A serpente ao tentar se livrar do anzol enrodilhou-se em rochas e Thor acabou por furar o barco com os pés pela força que imprimia com os membros ficando apoiado na terra próxima ao rochedo. Continuaram nesse cabo de guerra e Thor puxava cada vez mais para perto de si a cabeça da serpete e quando estavam cara a cara e o deus se preparava para sacar o seu martelo o gigante Hymir partiu a corda com a machadinha que estava e a serpente fugiu. Hymir estava morrendo de medo da criatura que Thor almejava como prêmio. O deus enfurecido lançou o gigante ao mar e despedaçou o barco, voltando andando pelo fundo do mar para se acalmar. O gigante levou duas baleias que havia pescado e após comerem disse aos deuses que podiam levar o caldeirão. O traiçoeiro gigante no entanto havia convocado uma legião de gigantes para matar Thor que em toda sua fúria matou todos os gigantes.

Thor pescando Lormungand

Como não bastasse um primeiro embate, no crepúsculo dos deuses(Ragnarok), o fim do mundo e dos deuses, Thor a enfrentou e derrotou mas caiu morto por ter sido atingido pelo bafo venenoso da criatura. Morreu segurando sua amada arma a qual ninguém conseguiu tirar das mãos mortas do deus, por mais força que fizessem.
Por ser um aesir tão famoso e poderoso Thor ainda teve uma série em quadrinhos lançada pela Marvel e uma série de desenho animado. Também houveram várias aparições em outras histórias em quadrinhos, filmes e desenhos animados.

Imagem de Thor pela Marvel

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uowwwwwwww,grandee Thor.Diz ae se ele nao era meio irritadinho?!HAHAHAHAHA caraa gostei das historias,e preferi a da serpente,deu pra viajar legal!! ;P
    Bjos.GArota.com`

    ResponderExcluir
  3. É, ele era meio tapado também mas era forçudinho e irritadiço husahusahusa
    Também curto a história da pescaria hehehe
    Vlw pelo coment ^^

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, simplesmente um post perfeito.
    E sabe a imagem de Thor enfrentando os gigantes? Ela é de Boris Vallejo, aquele artista que eu sempre segui.

    =)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto, dá uma boa introdução para quem não conhece o Deus do Trovão.
    Espero que o filme seja tão bom quanto as melhores sagas do personagem, já que de filme ruim sobre bons heróis, já chega.
    Até mais.

    ResponderExcluir

 
/* */