quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ODIN (WOTAN)


Já que o público quer ler sobre os deuses porque não começar pelo "Gerente"?!
Odin é descendente dos primeiros deuses. Buri, um ser de corpo perfeito e sabedoria grande, nasceu do gelo que existia no início de tudo e que alimentava a vaca Audumbla. Ela lambeu o gelo até que um dia derreteu o suficiente para que o deus Buri saisse de lá e de seu filho Bor, e da esposa deste Bestla (da raça dos gigantes) surgiram 3 deuses, Odin, Vili e Ve. Juntos construiram midgard (a terra dos homems). Odin separou os dias e as noites pondo o sol e a lua no céu e traçando seus respectivos cursos. Logo depois ele e seus irmãos criaram o homem dum freixo (árvore) e a mulher dum álamo (outra árvore).
Odin permaneceu 9 dias pendurado a Yggdrasil (a árvore que sustenta o universo) atravessado por uma lança para que pudesse dominar o significado oculto das runas e se tornou incrivelmente sábio e poderoso.

Odin desfarçava-se de velho viajante para andar entre os humanos

Do trono Hlidskialf do seu palácio em Asgard (terra dos Deuses), Gladsheim, Odin vê toda a imensidão dos nove mundos. Junto a ele sempre estão seus corvos Hugin (Pensamento) e Mugin (Memória) que sobrevoam o mundo durante o dia e trazem as notícias para seu amo à noite, e seus dois lobos Geri e Freki, estes recebem toda a carne que comem de Odin já que, apesar de receber oferendas, ele alimenta-se somente do hidromel produzido pela cabra Heidrun.

Odin em seu trono em companhia de seus animais

Odin possuía a habilidade de falar com seus animais, incluindo o seu cavalo de 8 patas chamado Sleipnir que era o mais rápido cavalo do universo. Este cavalo era filho de Loki, surgiu no episódio do construtor do muro de Asgard (o gigante desfarçado), quando Loki se transformou numa égua e atraiu o cavalo do construtor para uma floresta no intuito de atrasar a construção.Loki presenteou Odin com Sleipnir como um agrado para esquecer suas trapaças.
Do seu nome originou-se o nome wednesday (quarta-feira) já que pode se pronunciar woden (wotan). Seu filho mais velho, e mais famoso, é Thor. Uma das histórias mais famosas em que se envolve é na narrativa de Wagner chamada "O Anel dos Nibelungos" na narrativa germânica. Resumidamente Odin cobra o filho do rei Sigmund, o herói Sigurd (Siegfried no germânico), como pagamento por ter usado a espada forjada por ele, Notung (usada para vencê-lo mais tarde). Ele pretendia usar o herói para conseguir o anel sem que fosse quebrado um acordo feito por ele envolvendo o anel como pagamento.
Odin ofereceu seu olho como pagamento para o gigante Mimir para que pudesse beber do rio da sabedoria que regava as raízes de Yigdrasil e obter sabedoria já que a cabeça do gigante residia no rio. Sua arma era a lança Gungnir e ele possuía um anel, Draupnir que a cada nove noites outros oito anéis tão perfeitos quanto este brotariam do mesmo.
Imagem antiga de Odin e sua montaria, Sleipnir

Numa das narrativas os anões Fialar e Galar haviam matado o sábio deus Kvasir e feito uma bebida do seu sangue junto a outros ingredientes para obter de sua sabedoria. Era dito que aquele que bebesse tal bebida obteria o dom da poesia. Eles eram muito perversos mas acabaram por matar um casal de gigantes e no futuro próximo seu filho Suttung foi cobrar satisfações aos anões que deram a bebida em seu acesso de grande medo. Os deuses cobiçando tal bebida requisitaram de odin, ainda jovem, para obter o Hidromel do gigante e da guardiã da bebida, sua filha Gunnlod. Ele então interrogou os anões e fez com que os criados do gigante e de seu irmão Baugi se matassem brigando por sua pedra mágica de amolar. Acordou então com Baugi ceifar o campo em troca de uma taça de Hidromel e Baugi o levou até o esconderijo da bebida. A guardiã tentou resistir mas Odin a seduziu e bebeu três enormes taças do líquido indo embora em seguida. Foi perseguido por Suttung em forma de águia e se transformou no mesmo animal rumando para Asgard. Chegando lá soltou um grito de alerta para todos os habitantes, que apressaram-se a por jarras e potes pelas ruas onde, em três voltas inteiras na cidade, o deus emplumado regurgitou toda a bebida de seu estômago.

Suttung Persegue Odin À Caminho de Asgard

Odin encontrou seu fim no Rangarok ao enfrentar o lobo Fenris. Este o devorou numa só bocada e um dos filhos do deus, Vidar, adentrou a boca da fera e forçando sua mandíbula com os membros partiu a fera em duas!

Fenris Devora Odin No Ragnarok

3 comentários:

  1. Graaaande Odin! ele é foda msm xD mas todos os deuses nórdicos são fodas na vdd xD (PS.: eu falei q ia sair, mas o pc destravou bem, daí eu aproveitei pra ler isso antes de sair =D)

    ResponderExcluir

 
/* */